Ainda existe amor em São Paulo.

por Yasmin
17 comentários

Eu sou assim. De vez em quando dá preguiça e a vontade de manter o blog me escapa, ou tenho muitas outras coisas a fazer e acabo deixando os posts de lado. Nesse caso, foram os dois. Não só a preguiça, mas o ritmo doido da vida, que juntou trabalhos e provas da faculdade com alguns tropeços da vida.

Como não queria voltar sem dizer nada relevante, vou comentar sobre uma das coisas que me enche de alegria aqui em São Paulo: intervenções artísticas no cenário urbano. Adoro grafite, artistas de rua e toda e qualquer mobilização que seja voltada para adicionar mais cor e vida aqui em São Paulo.

Não é mais tão recente, mas uma das iniciativas mais legais que já vi é um projeto chamado “Aqui bate um coração”. Na madrugada do domingo para a segunda do dia 05 de março, um grupo de pessoas colocou diversos corações de isopor pintados de vermelho nas principais estátuas da cidade. Vários pontinhos vermelhos amanheceram pela Sé, Anhangabaú, República, Trianon e outros. A ideia era despertar um novo olhar (e sorrisos, claro) sobre as obras de arte da cidade, já que nessa cidade todo mundo tem pressa e não se permite olhar ao redor.

Tudo começou pelo Instagram, com a hashtag #aquibateumcoracao. Desconhecidos e conhecidos se juntaram, munidos de câmeras e iPhones para registrar essa doação de órgaos e amor pela cidade de São Paulo. O vídeo é muito lindo, vale a pena ver:

E o mais legal nem foi ver as fotos ou o vídeo, mas a reação que causou: vários jornais e sites noticiaram que a cidade tinha amanhecido mais amorosa, e você encontra várias fotos de pessoas apontando e sorrindo para as estátuas, como se nunca tivessem enxergado-as antes delas ganharem corações.


O resultado ficou tão encantador que até hoje é possível encontrar o Camões da primeira foto com seu respectivo orgão vermelho, que o pessoal da Biblioteca Mário de Andrade resolveu manter. E não é só aqui em São Paulo: o projeto de espalhou por Belo Horizonte e Campinas. Se você se empolgou e quer trazer mais amor para a sua cidade, o projeto tem uma página no facebook onde as pessoas se mobilizam e eles ensinam a fazer os corações de isopor – para não danificar as estátuas.

O amor em São Paulo existe sim, como em qualquer outra cidade. Esse sentimento fica dentro de nós na maior parte das vezes, esquecido em meio ao caos que vivemos. De vez em quando, a gente precisa de uma forcinha como essa para lembrar de olhar ao redor e ver beleza, de sorrir e valorizar mais a cidade em que vivemos.

17 comentários
0

Posts Relacionados

17 comentários

Viviane 17 de April de 2012 - 20:28

Que lindo esse video! Uma amiga minha mostrou uma foto que ela tirou semana passada de uma dessas estátuas, ficou muito legal!
Eu amo São Paulo.. sinto muita falta já mesmo estando apenas pouco mais de um mês longe.
bjs!

Responder
Yasmimis 21 de April de 2012 - 11:10

Muito né? Eu achei muito lindo, se tivessem feito agora em abril seria o tema do meu trabalho de Fotojornalismo, que era justamente sobre “arte na rua”. A estátua que ela tirou foto é essa do Camões? Eu acho que é a única que sobreviveu até agora, infelizmente. Mas também felizmente, porque pode significar uma nova leva de corações pela cidade.

Estou torcendo para que aconteça de novo, quero muito participar, além de fotografar.

Por que você está longe daqui? Eu adoro São Paulo, mesmo com seus incontáveis problemas. (só não consigo relevar o trânsito, er).
Beijos!

Responder
Viviane 21 de April de 2012 - 16:26

Sim!! Era essa de Camões mesmo! :)
Eu adorei como os corações se contrastam nas estátuas, essa que tem vários tá linda!
Eu estou morando nos EUA agora e apesar de estar gostando daqui sinto falta das pessoas e dos lugares de SP! Espero conseguir voltar pra visitar logo..
E eu adorei como ficou o layout! Vi umas fotos que a Pri postou, deve ter sido um momento muito lindo pra vocês poderem se visto pessoalmente! Lembro quando tive uma experiência assim também :)
bjs e espero ver mais posts em breve aqui ^^

Responder
Emi 21 de April de 2012 - 19:17

Que liiindo o blog está! Teus layouts fazem a gente ficar com vontade de ficar lendo o blog sem parar, pra sempre. (:
Tinha visto esse projeto, mas não tinha assistido aos vídeos. Achei tão tão legal!

Responder
Yasmimis 24 de April de 2012 - 06:49

Nossa, esse elogio ao meu layout fez meu dia muuuito mais feliz. Você é uma das pessoas que mais considero o trabalho como webdesigner, você sabe né? Inclusive, me avisa quando tiver mais tempo (e eu enjoar desse layout aqui) que o próximo vai ser feito por você!

Eu também adorei esse projeto. Aliás, adoro quase todo trabalho de intervenção urbana. Acho que não exatamente o próximo, mas um dos futuros posts vai ser sobre aqueles Space Invaders que você viu fotos no meu facebook (:

Responder
Luana Pagung 22 de April de 2012 - 15:13

O layout esta lindo, Mimis, gosto dos tons e em especial dos pássaros no topo e das fitas para data e título do blog. Bem… mais fácil eu dizer que gosto de tudo, pois é bem isso, rs. Está encantador.

Eu tinha visto este projeto quando você postou no grupo, então já comentei o quanto achei bacana. Fiquei pensando agora é sobre formas de colocá-lo em minha cidade, não tinha pensado nisso antes… pensei e pensei e não consigo me lembrar de estátuas por aqui, acredita? É uma cidade pequena. Vou pensar melhor, mas de qualquer forma posso dar corações aos postes, sim? {:

Bom te ver postar novamente aqui, compreendo o que quer dizer sobre a disposição e o tempo, mas de qualquer forma desejo que volte mais vezes, suas palavras sempre me agradam.

Responder
Yasmimis 24 de April de 2012 - 06:52

Lua, você é muito fofa. Mais fácil eu dizer que adorei seus elogios.

Eu mesma quase não reparava em várias estátuas antes. E olha que tento sempre desviar a atenção do meu caminho padrão, olhar ao redor e observar as pessoas e cenário, sabe? Mas muitas delas passaram batidas até que os coraçõezinhos me fizeram abrir os olhos.

Mas pensa sim (: Acho que é uma iniciativa muito bacana. Nem que seja nos postes ou nas próprias pessoas. heushde. Tem muita gente por aí que precisa de doação de amor, viu?

Responder
Rêh 22 de April de 2012 - 21:56

Isso é realmente lindo Mimis <3
Eu já tinha visto e comentado sobre (sabes onde, né?)
Então, vou me ater a outra coisas: minah felicidade com tua volta!
Adoro teus posts e certamente entenderei tua falta de tempo pra postar, mas mesmo se for um post por semana, ou por mês, who cares? desde que tenham posts lindinhos da Mimis pra eu poder ler, me alegrar e comentar (:
Bem vinda de volta Mimis, está tudo lindinho e delicado, com a sua cara!

Responder
Yasmimis 23 de April de 2012 - 20:58

Nem preciso dizer que estou mega contente e ansiosa com a minha volta né, Rêh? heushudheushde Adoro esse meu cantinho, fico muito feliz por saber que tanta gente querida gosta também. Me dá mais ânimo.

Pode ter certeza que agora vou postar mais, esse layout novo me animou muito (: hahaha.

Beijos, querida.

Responder
gabi 23 de April de 2012 - 12:45

Nossa! Seu blog está tão organizado e lindo! Fiquei mais que apaixonada pelos passarinhos do header e quase me derreti pelos tons atrás deles que muito assemelham a nuvens em fim de tarde com aquarela rosada…
Ficarei muito feliz em poder ler as coisas que colocar aqui e sempre que me sombrar um tempo venho comentar. Achei tão lindo isso de ter um blog.com ahuhauh aiaiaiai
Está de parabéns por tanta delicadeza, Mimis!
Sobre o projeto, tomara que tenha uma repercussão boa na mente das pessoas!Se não , já vale pelo menos a boa vontade e os sorrisos que despertou.
Obrigada por compartilhar <3

Responder
Yasmimis 23 de April de 2012 - 20:50

Awn, Gabi linda. ? Obrigada pelo carinho. Queria só saber quem desenhou esses passarinhos, já que peguei a imagem no tumblr e não sei quem creditar direito. Também penso sempre no por-do-sol com essas “nuvens” ao fundo da header.

Fico feliz que goste de ler o que escrevo, de verdade. Ahhh, blog.com é muito bacana né? É que eu não sei mexer tãaao bem, mas se soubesse melhor, eu distribuiria subdomínios para queridas como você. Quem sabe eu não aprendo e te ofereço um lullabyforangels.quase-inedita.com em um futuro próximo? Aiai, é algo a se pensar.

Pois é. Acho que o maior efeito é o interno, sabe? É o objetivo maior do projeto. Você viu que lindos os vídeos? Me encantei muito (especialmente porque passei no centro semana passada e uma das esculturas continua com o coração, há mais de um mês! ou seja, fez efeito pelo menos ali)

Responder
Del 24 de April de 2012 - 10:05

Ah, fui a um churrasco nesse último final de semana e o pessoal começou a ouvir músicas de um cantor chamado Criolo. Aí quando a música “Não Existe Amor em SP” começou a tocar, as pessoas comentaram sobre o surgimento de coraçõezinhos por São Paulo, atitude “provocada” por essa música (achei legal a coincidência de estar vendo os coraçõezinhos em seu post).

O projeto é muito interessante, aposto que esses corações estão arrancando vários sorrisos e fazendo as pessoas refletirem mais sobre o amor, sobre a necessidade de cultivar sentimentos bons.

Mimis, seu novo layout está lindo demais; e é exatamente como a Emi disse, dá vontade de ficar lendo o seu blog sem parar ;) espero atualizações frequentes por aqui, tá? Ultimamente tem me faltado tempo e inspiração para manter o meu blog atualizado :/ mas espero que isso se resolva logo, pois foi através do meu cantinho que conheci tanta gente legal (incluindo você ;D).

E seu blog é daqueles que nos motiva a permanecer na blogosfera ;).

Beijinho

Responder
Yasmimis 27 de April de 2012 - 09:11

Essa música tem feito um certo sucesso né? Sei que quando fui pesquisar sobre esse projeto dos corações, vários locais citavam essas palavras do Criolo. É porque faz um contraponto interessante, acho (:

Também gosto muito desse projeto. Acho que esse tipo de iniciativa que faz uma diferença maior no cotidiano, sabe? Porque leva a uma reflexão bonita, que vem junto do sorriso.

Poxa Del, obrigada. Confesso que to amando meu layout também, está quase exatamente como quero (ainda quero adicionar fotos do flickr aqui do lado, na sidebar. e emoticons melhores que esses padrão do wordpress) Pode deixar que vou atualizar com vontade, sinto que aqui está mais aconchegante.

Essa sua última frase fez meu dia hoje. Dá até vontade de começar um rascunho de post agora mesmo! haha

Beijos, querida :**

Responder
babi 3 de May de 2012 - 11:01

aaah! agora estão explicadas as estátuas do amor que eu vi na biblioteca mario de andrade! :)

Responder
Julie 5 de May de 2012 - 12:25

Fico até deprimida com um blog tão lindo. Você sabe melhor do que eu que você tem um dom incrível para a escrita, Mimis, talvez seja esse o motivo que você se encaixa tão bem no jornalismo. Tem um jeitinho tão singelo, tão seu e tão único! Gosto muito disso em você :)
E pelo visto parece que você tem dom como designer também, não é? O layout do seu blog ficou lindo! Como eu queria poder aprender o suficiente de CSS/HTML e saber personalizar as coisas. Está de parabéns pelo blog maravilhoso e um dos meus cantinhos favoritos!
Beijos, fofíssima. :*

Responder
Julie 5 de May de 2012 - 12:26

ps: sua foto ali do lado me lembra TANTO a Scarlett Johansonn em Lost In Translation. E como sei que você gosta do filme decidi comentar, hihi.

Responder
Diego 5 de May de 2012 - 13:23

Estou apaixonado pelo seu blog, tudo é tão bonito. E que movimento mais inspirador, São Paulo e o mundo inteiro precisam mais disso… mais amor sendo espalhado por aí.

Beijo.

Responder

Comentar

:18: :17: :16: :15: :14: :13: :12: :11: :10: :09: :08: :07: :06: :05: :04: :03: :02: :01: